terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ranking do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê promovido pela Federação Mineira

          A Academia Kime está em 3° lugar no  CIRCUITO REGIONAL SUL-SUDOESTE MINEIRO 2011de Karate. O Clube Passense de Natação (CPN) lidera o ranking do Circuito promovido pela Federação Mineira da modalidade com 148 pontos. Em seguida estão a Cia do Corpo de Pouso Alegre e Kime, também de Passos, com 135 e 83 pontos, respectivamente.
        De acordo com o regulamento, uma medalha de ouro vale três pontos; prata, dois; e bronze, um ponto. O atlteta que conquistar 12 pontos no katá ou kumitê, separadamente, será homenageado com uma placa na cerimônia de encerramento programado para o dia 3 de dezembro. A etapa final do circuito acontece dias 5 e 6 de novembro, em Alfenas.
   Para o presidente da Kime, Douglas Bernardes Lemos faixa preta 2° Dan, a terceira colocação no torneio é motivo de muito orgulho e surpresa, porque a academia tem apenas um ano e dois meses de atividade. "Parabéns a todos os atletas, aos pais pelo incentivo e a prefeitura de Passos pelo apoio", disse.
   As 17 academias que somam pontos são:
CPN - 148
Cia do Corpo - 135
Kime - 83
Bushido-Kan (Alfenas) - 80
Sportec (Elói Mendes) - 69
Guerreiros da Montanha (Carmo do Rio Claro) - 67
Bankai (Três Corações) - 50
Suhari-Kai (Três Corações) - 45
Shotokan Bela Vista (Águas de Lindóia) - 43
Dojo David Mello (Areado) - 30
Dojo Kai (Monte Sião) - 27
Shinsei-Kan (Alpinópolis) - 22
Cras (Itaú de Minas) - 17
Shobukan (São Lourenço) - 16
Bushido AFBKan (Muzambinho) - 12
Gloriense (São João Batista do Glória) - 10
Rachido Kan (Carmo de Minas) - 6
 

Passos/MG-Blog do Ézio Santos: ASSOCIAÇÃO DE CARATÊ ESTÁ SENDO FUNDADA EM PASSOS

Passos/MG-Blog do Ézio Santos: ASSOCIAÇÃO DE CARATÊ ESTÁ SENDO FUNDADA EM PASSOS: Alguns caratecas de Passos estão fundando a Associação Passense de Caratê-Do Olímpico, também designada pela sigla Apako. É uma entid...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Academia Kime representará Passos na Terceira Etapa do Circuito Regional Sul/ Sudoeste Mineiro 2011


                    A Academia Kime representará Passos na Terceira Etapa do Circuito Regional Sul/ Sudoeste Mineiro da Federação Mineira de Karate, que será realizado no dia 04 de setembro, na cidade de Elói Mendes; tudo sob a supervisão direta do mestre João Godoi - presidente da fmk. Evento cem por cento digital, com a presença do sensei Sérgio Nascimento com sua equipe e com placares eletrônicos em todas as áreas
conforme programação que segue:

Local: Ginásio Poliesportivo Mutucão, Rua Padre Antônio Varesque  50
Organizador Chefe: Professor Mauri Vieira Marongio 
Contato pelos Telefones: (35) 84193611 (35) 99827056

PROGRAMAÇÃO
08:30 Horas: Concentração de Atletas e Conferência das Chaves
09:00 Horas: Abertura Oficial do Evento - 09:30 Horas: Início das Competições - 17:00 Horas: Previsão de Encerramento.


Nosso Campeão Brasileiro de Kata Rogério de Oliveira estampando o cartaz da 3° etapa.


           Serão 17 Karatecas Passenses competindo nas modalidades katá e kumite, diz Sensei Douglas Bernardes Lemos, faixa preta 2° dan.Sao eles: Cauã Lins 7 anos Faixa Azul, Otavio Augusto 7 anos Faixa Azul, Rogerio Oliveira  7 anos Faixa Azul, Henrique Nazario 8 anos Faixa Verde, Pedro Lucas 09 anos faixa Laranja, Antonio Gabriel 10 anos faixa branca, Yago Faria11anos faixa amarela, Matheus Teixeira 12 anos faixa laranja, Pedro Silveira 13 anos faixa azul e Igor Furtado faixa amarela 13 anos, Rafaela de Paula 15 anos faixa roxa, Augusto Lemos 15 anos faixa verde, Hugo Gleven 16 anos faixa marrom, Alvaro Dias 18 anos faixa marrom, Marcilio Daniel 23 anos faixa amarela, Muriel da Silva 23 anos faixa marrom, Rodrigo Oliveira, 35 anos faixa azul.

                                                         Frederico, Rogério e Henrique.
           
                  A academia Kime esta viajando com o apoio da Prefeitura Municipal de Passos que ajudou cedendo o transporte para os atletas que sairam às 06:00hs da manhã  de domingo da Praça do Rosario.
               Na primeira etapa a academia Kime terminou em 3° lugar no geral
conquistando 18 medalhas (seis de ouro, oito de prata e quatro de bronze),12 no katá e seis no kumitê, ja na segunda etapa a academia terminou a competição em 6° lugar geral com 14 medalhas (três de ouro, quatro de prata e sete de bronze), sendo sete no katá e sete no kumitê.
        Douglas espera em Elói Mnedes repetir os bons resultados obtidos nas etapas iniciais, mas sabe das dificuldades que vão encontrar pela frente "estão inscritos mais de 400 atletas de 25 academias e o nivel está subindo a cada etapa" diz Douglas


As crianças e as artes marciais



As lutas são manifestações encontradas desde os primórdios da humanidade. Evidentemente, com o passar do tempo, técnicas de ataque e defesa foram desenvolvidas e transformadas; transmitidas por gerações, compondo o que chamamos de cultura corporal, juntamente com as danças, os jogos, etc.

A criança, por sua vez, tem um fascínio natural pelo movimento, pela ação exercida nas lutas, ao tempo em que vive situações cotidianas de relações interindividuais. De acordo com Olivier (2000, p.11), desde o primeiro ano de escolarização as brigas e as discussões surgem muito cedo entre as crianças.
Apropriar-se de objetos ou de lugares, impor sua vontade, irritar-se com o colega; são muitas as possibilidades de conflitos entre os pequeninos, que muitas das vezes recorrem ao artifício da violência física em defesa de seus propósitos.

Regulamentar a violência inerente às relações sociais das crianças, ao invés de negá-la, é proposta inteligente do educador que trabalha a arte marcial com responsabilidade. O contato de oposição física mediado por regras, por códigos de conduta, visando regulamentar as ações; disciplinam a criança levando-a a reconhecer limites de conduta nas relações com o outro. Assim, a criança aprenderá a se opor dentro de um ambiente saudável e coordenado por um professor capacitado para intervir de maneira construtiva no universo de ação proposto pela arte marcial.

Há uma gama de enfoques da motricidade ofertado às crianças em uma boa aula de arte marcial específica para sua idade: correr, saltar, arrastar-se, puxar, empurrar, reter; são muitas as possibilidades de se expressar fisicamente, dentro, claro, de um ambiente educativo. Toda essa ação, aliada aos componentes filosóficos que norteiam a prática das artes marciais, certamente contribuirão para a formação de uma criança equilibrada.

Na aula, o professor deverá manter a alegria da criança no encontro prazeroso que o contato corporal da luta permite, ao tempo que deverá ensiná-la a dominar suas frustrações, seus ímpetos excessivos de alegria, e sua vontade natural de vencer, compreendendo que a resistência do outro deve ser respeitada e entendida como natural. Assim, lutar será um encontro prazeroso!

Fonte:http://www.fight2live.net/forum/showthread.php?t=9606

Precursores do Karate no Brasil

Introduzido no Brasil na década de 50, através da colônia japonesa, inicialmente no estado de São Paulo e posteriormente em outros estados, o karate logo ganhou diversos adeptos.

Relacionamos os precursores do karate no Brasil, por estilos, data da chagada ao Brasil e data do nascimento.

SHOTOKAN 

MITSUSUKI HARADA - chegou ao Brasil no ano de 1955, para trabalhar no Banco América do Sul, agência em São Paulo, e portava o 5º Dan outorgado diretamente pelo Criador do Estilo Shotokan Gichin Funakoshi. Nasceu na Manchúria em 1928, em 1948 entrou na Universidade Waseda.

JUICHI SAGARA - chegou ao Brasil no ano de 1957. Nasceu em Kanagawa/Japão no ano de 1934. Cursou a Universidade de Takudai, onde iniciou a prática do karate Shotokan. No Brasil, juntamente com Yassutaka Tanaka, Sadamu Uriu, e Tetsuma Higashino, todos colegas da Takudai, iniciaram na Vila Prudente em São Paulo de forma organizada o ensinamento da prática do karate.

EISUKE OISHI - em 1961 mudou-se para a Bahia o japonês Eisuki Oishi, 19 anos, que tinha conhecimento do karate, mesmo não sendo faixa preta, e que iniciou Denílson Caribe na prática do karate, sendo considerado o precursor do karate no estado da Bahia.
  Sagara, Mori, Higashino, Nishiyama USA, Uriu, Y.Tanaka, Yokoyama
kenyu1173119698
O fundador do estilo foi o Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957)

GOJURYU

SEIICHI (Shikan) AKAMINE - chegou ao Brasil no ano de 1958 a convite da Okinawa Riukai para difundir o karate, portando a graduação de 8º Dan. Nasceu na cidade de Naha/Okinawa em 1920.

O fundador do estilo foi o Mestre Chojun Miyagi (1888-1953)

WADORYU


KOJI TAKAMATSU - chegou ao Brasil no ano de 1956. Nasceu na cidade de Kakogawa/Japão em 1930. Cursou a Universidade de Agricultura de Tóquio.

TAKEO SUZUKI - chegou ao Brasil no ano de 1960 onde permaneceu até 1973. Nasceu na cidade de Tóquio/Japão em 1937, onde cursou a Universidade de Agricultura.

MICHIZO BUYO - chegou ao Brasil no ano de 1964. Nasceu na cidade de Okayama/Japão em 1940. Formado pela Universidade de Agricultura de Tóquio.

O fundador do estilo foi o Mestre Hironori Otsuka (1892/1982) .

SHORIN-RYU

YOSHIHIDE SHINZATO - chegou ao Brasil em 1954. Nasceu na ilha de Okinawa/Japão em 1927. Em 25 de Janeiro de 1954 realizou uma demonstração de karate no parque do Ibirapuera em comemoração ao 4º Centenário da cidade de São Paulo.

O fundador do estilo foi o Mestre Choshin Chibana (1892/1969) .

KENYURYU

AKYO YOKOYAMA - chegou ao Brasil no ano 1965. Nasceu na cidade de Tóquio/Japão em 1942. Formado em ciências contábeis e administração. 
Fonte: http://www.karatedobrasil.org.br