sábado, 25 de junho de 2011

Karate infantil

Quais beneficios o Karate poderá trazer à vida dos meus filhos?...


Os conteúdos programáticos das aulas de Karate Infantil são concebidos para desenvolver e fortalecer as qualidades necessárias para uma melhor integração das crianças na sociedade atual.
As qualidades como a auto-confiança e auto-estima são habitualmente consideradas como fundamentais para um desenvolvimento saudável a nível emocional e mental.

Com a prática do Karate as crianças descobrem uma confiança e força interior que lhes permite desenvolver uma maior tolerância a situações de frustração e “stress”.


Adicionalmente desenvolvem auto-disciplina, auto-controle e focalização que se transporta do local de prática para o seu dia-a-dia, traduzindo-se em maior capacidade organizacional, alcance de objetivos e respeito pelo próximo.
A nível da motricidade, as aulas de Karate Infantil auxiliam os seus filhos a desenvolver as suas capacidades físicas, nomeadamente a resistência, a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade e a auto-defesa.

Os conceitos chave que são introduzidos nos alunos podem ser resumidos nas seguintes palavras:

Carater, Sinceridade, Esforço, Respeito e Auto-controle.

Deixe o seu “Karate-Kid” experimentar uma aula em nossa academia e decida ...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

OSS e seu significado



Essa palavra, de origem japonesa, tornou-se praticamente uma linguagem veicular no mundo do Karatê, compreendida e trocada no meio de numerosos praticantes de varias nacionalidades, não somente nas ocasiões de encontros cotidianos, mas também para substituir as expressões tais como: Muito obrigado, Prazer, Sim, Ouvi, Compreendi, etc.

Oss, transcrição fonética, se escreve, de fato, com dois caracteres chineses.
A saudação "Oss" é formada pela expressão Shinobu que significa, suportar. Mas também por outra expressão "Osu" que significa pressionar. A expressão Oss, foi criada na Escola Naval Japonesa.

O primeiro caractere, que significa literalmente pressionar, suportar e agüentar, conceito de pressionar a si próprio e de suportar a pressão imposta que resulta da perseverança sob pressão e determina a pronúncia de todo o termo. Simboliza o espírito combativo, a importância do esforço e de afrontar todos os obstáculos, forçar o caminho e avançar com uma atitude positiva e imutável.

O segundo caractere, significa literalmente suportar, sofrer, exprime a coragem e o espírito de perseverança; suportar as dores e resistir os momentos de depressão com paciência e sem renunciar, guardando sempre o moral alto.

A juventude possui estas capacidades físicas e morais para afrontar todas as provações, é isto que define a juventude, entre tanto elas serão mantidas e desenvolvidas somente por um esforço cotidiano perseverante.

A expressão Oss chama os jovens ao esforço máximo para que eles tomem uma resolução, se comuniquem e se encoragem mutuamente, estando depois assim educados para escolher seu caminho e vocação. 
 

Para nós karatekas a expressão “Oss”, é uma palavra extremamente importante, porque implica o sentimento de agradecimento, desculpa e de cumprimento, etc. É uma palavra que resume o espírito do Karate-do, portanto não deve ser proferida de forma simples e banal, mas sim com vigor e sentimento. O busto se declina sempre mantendo o tronco reto, queixo retraído, articulando então a palavra.

OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Ela deve ser emitida do baixo ventre e ser acompanhada de uma saudação apropriada, que denote respeito, simpatia e confiança ao próximo. Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega.

O movimento, a respiração e a articulação assim executada contribuem para preencher o baixo ventre com o Ki e a força. De acordo com princípios de AUN, quando se emite Oss a respiração e o som são IN. AUN, um método de respiração para atingir a harmonia com o universo, significa Céu e Terra, Yin e Yang, Inyo, os quais são componentes opostos (elementos positivos e negativos), conformam nosso Universo.
OSS também diz ao Sensei que as intruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.

Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".

Oss...

O KIAI



O termo “Kiai” em japonês significa “reunir a energia”.
“KI” = Energia.
“AI” = Harmonia/Unir.

É uma característica indispensável do karatê.

O Kiai não faz sentido se for um simples grito. Na natureza, os animais reproduzem sons para chamar a atenção de outros animais, ou como meio de demonstrar superioridade.

O Kiai nem sempre é sonoro; ele traduz-se numa explosão de energia (Ki ou Chi) que significa energia, ai é harmonia.

Esse grito obtém-se pela contração rápida do diafragma, à qual sucede a emissão de um som seco. Não se trata, portanto, de um simples grito – o som vem do abdome e não da garganta. Fazer o KIAI em repouso é impraticável (o KI ou CHI em Chinês só existe com o movimento), assim a harmonia terá origem no movimento em qualquer técnica, criando uma espécie de turbilhão de energia - KI - harmonizando-a -AI e explodindo com um bom Kime.

No caso do Karatê o Kiai pode aumentar a força e a vitalidade física, quando aplicado juntamente com uma boa respiração, estrutura corporal e concentração. Um Kiai bem aplicado terá grandes efeitos sobre o treino.
O Kiai serve a três propósitos principais.
1º - Demonstrar disposição de combate. Ajuda a pôr o Karateka no estado psicológico ideal para o combate. Além disso, é valorizado ao nível da competição. Ou seja, mostra a todos, incluindo ao próprio emitente do kiai, a convicção nas ações que desempenha.
2º - Intimidar o oponente. Busca-se criar um efeito psicológico sobre o adversário e aumentar a coragem e determinação de quem executa a ação. Isso provoca hesitações no adversário que propiciam “aberturas” para atacar. Por curiosidade, verifica-se que existia uma arte marcial o “Kiai-Jutsu” que se baseava essencialmente na utilização do Kiai como forma de atordoar os oponentes.
3º - Contrair os músculos do tronco. Aumenta a potência dos golpes e também a resistência aos danos infringidos pelo oponente.

Como em tudo na vida, existem bons “kiais” e maus “kiais”.
O Kiai é geralmente definido como um estranho poder adquirido por algumas pessoas envolvidas por forças místicas inexplicáveis. Contam-se histórias de homens que tinham o poder de paralisar ou mesmo matar pequenos animais com um grito de Kiai ou parar um adversário apenas com o seu Kiai.

O kiai é adquirido aos poucos, conforme vamos crescendo em experiência. No começo emitimos um kiai gritando, mas quando vamos amadurecendo no karate, já exteriorizamos o kiai, vindo das profundezas do nosso ser, libertando assim a nossa energia.

O Kiai é uma técnica como um soco ou chute, mas não é tão físico. Na verdade o Kiai é o uso consciente de uma técnica que todos nós já usamos inconscientemente. Por exemplo, você contrai o abdome quando está levantando algum peso e emite um grunhido, é uma forma rudimentar de Kiai.

Treinando o Kiai você vai aprendendo a usar de modo mais eficiente seu potencial de energia vital, que é o “Ki”.

Principalmente há uma preparação para a ação que é física e mental e então uma concentração de poder que é física e mental.

As duas fases do Kiai são o retesamente e o impulso.

A fase de retesamento consiste na contração dos músculos abdominais e inspiração, assim como o cérebro é o centro das atividades mentais o abdome é o centro das atividades físicas.

A contração dos músculos abdominais prepara o corpo para um surto de energia. A inspiração profunda enriquece a corrente sanguínea do oxigênio, indispensável para o organismo que vai depender dessa energia adicional.

A segunda fase é o impulso, nesta fase a ação essencial é levada a termo (a ação de levantar, atirar, empurrar ou desferir o golpe), enquanto o ar é expirado bruscamente. A expiração pode ser acompanhada por um grito, o Kiai, que tem um som monossilábico mais ou menos assim: “hai”, “eei”, “hum”, “iahh” “aai”, etc.

O Kiai deve ser curto e tão alto quanto possível, porém não deve ser confundido com um simples grito. Um Kiai bem executado não fará sua garganta sentir-se áspera como um grito faz.

O som produz dois efeitos psicológicos, assusta e desconcerta o adversário e aumenta nossa coragem. Qualquer som pode ser usado como Kiai, algumas vezes o som “Ki” é usado durante a preparação para o golpe e o som “ai” durante a execução.

Quando feito corretamente, o Kiai limpa o ar dos pulmões. Também por tirar o ar dos pulmões faz de você um obstáculo mais forte e denso, assim se você for acertado depois do Kiai será mais difícil ser tão machucado.


O Kiai deve assustar seu oponente. Mesmo uma simples pausa ou um piscar de olhos do seu oponente podem abrir uma brecha para você. Use o Kiai para ajudar a abrir esta entrada. O Kiai deve “mexer” com você mesmo, liberar a sua adrenalina antes da luta e dar-lhe coragem e força.

Com o treinamento do Kiai é possível concentrar a energia onde ela é mais necessária, ao invés de espalhá-la pelo corpo. Isto envolve concentração física e mental que canaliza a energia para regiões definidas do corpo. A princípio você pode não é capaz de conseguir isso, mas com o passar do tempo, sua capacidade de concentração aumentará cada vez mais.
 
Oss!!!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE OFICIAL - A Hora da Verdade!


A Confederação Brasileira de Karate (CBK),  entidade oficial de
administração desta arte marcial em nosso país vide seu reconhecimento
pelo MEC, COB e COI, realizará neste final de semana a edição 2011 do
Campeonato Brasileiro Junior e Sub 21 de Karate. Serão disputadas
pelas classes Junior (16/17 anos) e Sub 21 (18/20 anos) as modalidades
de kata (luta imaginária com formas pré determinadas) e shiai kumite
(luta por pontos). A organização do evento ficará a cargo da Federação
Catarinense de Karate (FCK).
Camboriú
 
Camboriú

A bela e turística cidade de Camboriú com belas praias, cenários
paradisíacos e um clima agradável, localizada na região do Vale do
Itajaí em Santa Catarina, receberá cerca de quinhentos atletas de todo
o Brasil, que por intermédio das Seleções Estaduais de suas federações
defenderão as cores das bandeiras de seus estados de origem. Aos
vencedores do título de Campeão Brasileiro, a CBK reserva a honra e o
mérito de integrarem a Seleção Brasileira que disputará o 22º
Campeonato Pan-Americano Junior.
Matheus Rodrigues
Matheus Rodrigues e Sensei Douglas Bernardes
Matheus Rodrigues e Sensei Douglas Bernardes


A Academia KIME  do município de Passos/MG, enviou nesta quinta-feira
rumo ao maior desafio deste ano, o Atleta da Seleção Mineira de
Karate, Matheus Rodrigues 17 anos que disputara Kata e Kumite na
categoria juniores 16/17 anos até faixa verde, que junto a mais
quarentaa atletas e Comissão Técnica lutarão pela honra do Estado de
Minas Geraes.
Em suas bagagens, nosso karateka levou intensos treinamentos (cerca de
quatro horas diarias na academia Kime) com sensei Douglas Bernardes
Lemos, realizados desde o Mineiro em Pouso Alegre em abril ultimo,
quando foi campeão de kata e kumite 16/17 anos até faixa verde( em que
garantiu sua vaga para o brasileiro), passado em dois turnos diários,
a liderança do ranking de sua categoria após duas etapas do circuito
sul/sudoeste mineiro e mais intensos treinamentos junto ao seu tecnico
Reinaldo Alves do Nascimento faixa preta 2° Dan.
O Atleta viajou com o total apoio da Academia Kime para Camburiu que
patrocinou sua viagem e hospedagem em Santa Catarina. "Sem o apoio do
Sensei Douglas não iria a esse grandioso evento sem duvida o mais
importante da minha vida, pois estou sem patrocinio e as coisas ficam
bem dificieis", diz Matheus.
"Conheço o Matheus a 3 anos e ele é uma excelente pessoa tanto dentro
quanto fora do tatame e tenho certeza que  irá representar a academia
Kime e a cidade de Passos muito bem em Camburiu", finaliza Douglas.
Fachada do Ginásio Multieventos de Camboriú
Interior do Ginásio Multieventos de Camboriú


O evento que será realizado no Ginasio de Esportes da Barra
Multieventos “Hamilton Linhares Cruz” nos dias 17, 18 e 19 de junho,
promete ser um dos mais disputados dos últimos anos.
A CBK  divulgou a seguinte programação:Sexta-feira – 17/06/2011 –
Local: Hotel sede PLAZA CAMBORIÚ
09:00 às 16:00 - Curso e Credenciamento de Arbitragem
13:00 às 17:00 – Curso e Credenciamento para técnicos (técnico e prático)
17:00 às 18:00 – Congresso Técnico
18:00 às 19:00 – Congresso Pleno
Sábado – 18/06/2011 – Ginásio de Esportes da Barra Multieventos
“Hamilton Linhares Cruz”
08:00 às 11h00 – Pesagem dos atletas
09:00 – Abertura oficial
09:30 – Início das Competições até finais e premiação no final de cada categoria
Domingo – 19/06/2011 – Ginásio de Esportes da Barra Multieventos
“Hamilton Linhares Cruz”
08:30 – Eliminatórias e Finais
Premiação Contagem Geral .

Boa Sorte Matheus!!!
Oss...


"O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana.
  Imagine que os membros de seus adversários são como espadas."
Niju Kun, Funakoshi Gichin

quarta-feira, 15 de junho de 2011

KIME nas redes sociais


Twitter (http://bit.ly/dYjVWo), Facebook (http://on.fb.me/lJvQMZ), Orkut (http://bit.ly/m1Xb0j) e Blog.
Encontre a Academia KIME nas redes! Siga-nos!!! Deixe seu comentário!!!

CIRCUITO DE KARATÊ: KIME FICA EM SEXTO LUGAR EM AREADO.


           

            A 2a. etapa do Circuito Regional Sul/Sudoeste de Caratê recebeu no último final de semana em Areado, cerca de 200 caratecas de 16 academias. A Academia Kime de Passos (MG), comandada pelo técnico Douglas Bernardes Lemos, 30, terminou a competição em 6° lugar geral com 14 medalhas (três de ouro, quatro de prata e sete de bronze), sendo sete no katá e sete no kumitê.
        Quem ficou com o pódium foram as academias de Pouso Alegre, Cia do Corpo (primeiro lugar); Alfenas, Bushido-Kan (segundo); Clube Passense de Natação (CPN) e Suhari Kai (Três Corações) em teceiro lugar e quarto lugares, respectivamente. “Tivemos muitas baixas e faltas em nossa equipe e acabamos participando com aproximadamente 13 atletas, sendo que dez deles subiram ao pódio", disse Douglas
             A Kime estava com quase 25 atletas inscritos para participar, mas por diversos motivos,
muitos deles não compareceram. Mesmo se todos os caratecas cotados tivessem participado, Douglas que
esperava pelo menos o 3° lugar como na Etapa em inicial em Passos “na verdade se estivéssemos com a equipe toda que pretendia, acreditava que estaríamos entre as 4 primeiras colocadas, mas mesmo com ela
reduzida ficamos em sexto lugar e isso foi bom de mais.” O treinador explica que “com a falta de alguns atletas que fariam a diferença também alguns vice-campeões que por pouco não foram ouro, e por isso
se algum resultado fosse diferente precisaríamos de mais três medalhas e ouro, mas está ótimo porque ficamos a frente de grandes equipes como a de Carmo do rio Claro.
              
                      ATLETAS DA KIME QUE CONQUISTARAM MEDALHAS:

- ROGÉRIO DE OLIVEIRA (SELEÇÃO MINEIRA), 7 ANOS, CAMPEÃO DE KATÁ CATEGORIA ATÉ 7 ANOS, ABSOLUTO
- PEDRO SILVEIRA (SELEÇÃO MINEIRA) 12, CAMPEÃO DE KATÁ E 3° DE KUMITÊ, CATEGORIA 12 E 13 ANOS ATÉ FAIXA VERDE ATE 45 QUILOS
- RAFAELA DE PAULA GONZAGA, 15, CAMPEÃ DE KATÁ E 3° DE KUMITÊ, CATEGORIA 14 E 15 ANOS ATÉ FAIXA VERDE ACIMA DE 45 QUILOS
- HUGO GLEVEN, 17, VICE-CAMPEÃO DE KATÁ E VICE-CAMPEÃO DE KUMITÊ CATEGORIA 15 A 17 ANOS DE FAIXA ROXA A PRETA
- ARTUR ERGANG LUDWING 16, VICE-CAMPEÃO DE KUMITÊ CATEGORIA 12 E 13 ANOS ATÉ FAIXA VERDE ATÉ 45KG E 3° DE KATÁ
- AFONSO ERGANG LUDWING 16, VICE-CAMPEÃO DE KUMITÊ, CATEGORIA 16 E 17 ANOS ATÉ FAIXA VERDE ACIMA DE 65 QUILOS
- MATHEUS TEIXEIRA 12, 3° DE KATÁ CATEGORIA 12 E 13 ANOS ATÉ FAIXA VERDE
- IGOR FURTADO, 13, 3° DE KUMITÊ CATEGORIA 12 E 13 ANOS ATÉ FAIXA VERDE ACIMA DE 45 QUILOS
- OTÁVIO AUGUSTO, 7, 3° LUGAR N KATÁ, CATEGORIA ATÉ 7 ANOS, ABSOLUTO
- PEDRO LUCAS, 9, ANOS, 3° LUGAR KUMITÊ, CATEGORIA 8 E 9 ANOS, ABSOLUTO.
       A academia Kime viajou com o apoio da prefeitura municipal de Passos, cedendo o transporte para os atletas. Dia 4 de setembro, em Elói Mendes, acontecerá 3° etapa do circuito.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Kime representará Passos na Segunda Etapa do Circuito Regional Sul/Sudoeste de Karate

                
           A Academia Kime representará Passos na Segunda Etapa do 
Circuito Regional Sul/Sudoeste de Karate que será realizado no dia 12 de
Junho, na cidade de Areado, serão 22 Karatecas competindo nas modalidades 
katá e kumite, diz Sensei Douglas Bernardes Lemos, faixa preta 2° dan.
Sao eles: Cauã Lins 7 anos Faixa Azul, Otavio Augusto 7 anos Faixa
Azul, Rogerio Oliveira  7 anos Faixa Azul, Henrique Nazario 8 anos
Faixa Verde, Robson Basto 9 anos faixa Amarela, Pedro Lucas 09 anos
faixa Laranja, Frederico Dias 10 anos faixa vede, Antonio Gabriel 10
anos faixa branca, Laura Cantieri 11 anos faixa laranja, Yago Faria11
anos faixa amarela,  Artur Ergang  12 anos faixa laranja, Matheus
Teixeira 12 anos faixa laranja, Pedro Silveira 13 anos faixa azul e
Igor Furtado faixa amarela 13 anos, Rafaela de Paula 15 anos faixa
roxa, Augusto Lemos 15 anos faixa verde ,  Thiago Wilke 16 anos faixa
laranja,  Afonso Ergang 16 anos faixa laranja, Hugo Gleven 16 anos
faixa marrom, Alvaro Dias 18 anos faixa marrom, Marcilio Daniel 23
anos faixa amarela,  Rodrigo Oliveira, 35 anos faixa azul.
           A academia Kime esta viajando com o apoio da Prefeitura Municipal
de Passos que ajudou cedendo o transporte para os atletas que sairam às
06:30hs da manhã da praça do rosario.
           Na primeira etapa a academia Kime terminou em 3° lugar no geral com 7
medalhas de ouro. Douglas espera em Areado repetir o bom resultado e
trazer outro troféu para Passos, nós vamos com uma grande equipe e
vamos brigar pelo topo do karate do sul e sudoeste de minas, finaliza
Douglas.
                                               
                                                  Seleção Mineira 

           
             Dois Atletas da academia Kime foram convocados para a
Seleção mineira de karate que disputará o campeonato Brasileiro oficial
de karate Mirim, Infantil e Cadetes em Campina Grande PB no mês de julho
são eles : Rogerio Oliveira  7 anos Faixa Azul na categoria mirim  e
Pedro Furtado Silveira 13 anos faixa azul na categoria infantil,
foi uma surpresa muito grande e boa, diz  Douglas para a Academia Kime,
que completará 1 ano em julho. Eles treinam karate cerca de 1 ano e
meio com o Sensei Douglas que esta muito orgulhoso e confiante que
esta no caminho certo.
O presidente me ligou e disse que dois vão para o brasileiro, eu fiquei
nossa ... muito feliz, lembrando que vão 2 por categoria por estado.
Ambos foram convocados para disputa de Kata (demonstração/ luta imaginaria).
Rogério ja disputou 3 campeonatos e está invicto. Ele foi Campeão em todos
e sem duvida é a grande revelação do Karate Passense. Ele esta bem
acima da média.(ganhou 1 em Capitolio e 2 no CPN- dezembro o Mineiro
da interestilos e a 1° etapa do Sul/Sudoeste mineiro).
Pedro ja disputou 4 competiçoes, ganhou duas uma em Capitolio e a  1°
Etapa do Sul/Sudoeste mineiro no CPN, foi vice-campeão no CPN -
dezembro o Mineiro da interestilos, e 3° no Mineiro da F.M.K em Pouso Alegre
perdendo nas semi-finais apenas para o campeão e seu colega de
saleçao Renan Alves de Uberlandia.).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

EXAME DE FAIXA

 

É Hoje! 
a grande festa
  do karate
da Kime

 

Local : Academia Kime    

Dia : 06/06/2011 ( Segunda-Feira)

Horario : 18:30hs
Evento : Exame de Faixa
Valor : R$ 60,00 ( incluso faixa especial bordada com
o nome do karateca)
Examinadores : Sensei Marcio Monteiro Magalhães e Giovani Barbosa
Faixas Pretas - 2° Dan -

Informações Gerais:
O exame de faixa representa o conhecimento e o
amadurecimento já adquirido, portanto trata-se de uma comprovação oficial de
que o praticante já se encontra dentro das condições mínimas exigidas, tanto
físicas, técnica, mental e espiritual.
Os participantes deverão se apresentar na hora indicada
vestido com o Kimono 
Logo após término do exame haverá uma confraternização
entre karatecas, pais e demais convidados.
Professor responsável :Sensei Douglas Bernardes Lemos
Faixa Preta 2° Dan

sábado, 4 de junho de 2011

2ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karate - FMK


                    V E M   A Í
SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO REGIONAL SUL-SUDOESTE MINEIRO 2011


Clique nas imagens para ampliar




RESERVE OS DIAS 11 E 12 DE JUNHO PARA PARTICIPAR DESTA GRANDE FESTA NA CIDADE DE AREADO.
NO SÁBADO CURSO TEÓRICO E PRÁTICO DE ARBITRAGEM MODALIDADE KATA, NO DOMINGO COMPETIÇÕES DE KATA E KUMITE.

ORGANIZAÇÃO: Professor David dos Santos Melo
APOIO: Prefeitura do Município e Secretaria de Esportes de Areado
REALIZAÇÃO: Delegacia Regional Sul-Sudoeste Mineiro/FMK Federação Mineira de Karate
LOCAL: Ginásio Poliesportivo Veneranno Braz da Silveira

TUDO SOB A SUPERVISÃO DIRETA DO MESTRE JOÃO GODOI - PRESIDENTE DA FMK. 



DAQUI SURGIRÃO OS FUTUROS GRANDES CAMPEÕES


DELEGACIA REGIONALSSM/FMK, INAUGURADA EM 05 DE FEVEREIRO DE 2011, 
COM SEDE À RUA IRMÃS DA PROVIDÊNCIA, 100 – CENTRO
DEPARTAMENTO DE ESPORTES E QUALIDADE DE VIDA  -  E-MAIL delegaciaregionalssm@hotmail.com
Site Oficial: www.delegaciaregionalssm.com.br
FONE: (35) 35611228/99273547 - CARMO DO RIO CLARO – MG
DELEGADO RESPONSÁVEL: ROVILSON JOSÉ DO NASCIMENTO


PROGRAMAÇÃO 
08:30 Horas: Concentração de Atletas e Conferência das Chaves

09:00 Horas: Abertura Oficial do Evento - 09:30 Horas: Início das Competições - 17:00 Horas: Previsão de Encerramento


INSCRIÇÕES


Até o dia 08 de Junho, Na Ficha Oficial de Inscrição,
Via Fax: (35) 3561-1188 A/C Delegacia Regional de Karate ou E-mail: delegaciaregionalssm@hotmail.com
Taxa de inscrição: R$ 35,00 (trinta e cinco reais), podendo participar nas duas Modalidades KATA E KUMITE 
Alojamentos: Haverá Alojamento disponível. Entrar em contato com o organizador, Prof.David Melo
Hotel e Restaurantes Conveniados: Areado Hotel – Pça.Henrique Vieira, 108- Centro \ Tel.(35)3293-1422 Atenciosamente, 

REGULAMENTO GERAL DO CIRCUITO REGIONAL SUL-SUDOESTE MINEIRO FMK/2011

- Os clubes e atletas não poderão se associar para participar das etapas. (Pedimos aos professores que participem representando seus Dojos e suas cidades para que possamos assim fazer uma divulgação melhor sobre seu trabalho)
- Todos os clubes e atletas participantes deverão estar devidamente filiados a Federação Mineira de Karate para somar pontos no ranking geral de clubes e atletas;
- Os técnicos e delegados que atuarão nas etapas do circuito deverão estar devidamente uniformizados conforme determinação FMK, portando credencial para o ano de 2011;
- Todas as delegações participantes deverão participar do desfile de abertura, portando um banner da sua escola ou bandeira da sua cidade. 

KATA: 

Nas categorias até faixa verde, katas básicos do estilo e um livre nas disputas por medalhas; Nas categorias faixa roxa a preta, regras WKF, CBK E FMK; 

KUMITE: 

Nas categorias de kumite seguem as regras WKF, CBK E FMK; TAXA DE PARTICIPAÇÃO: Será cobrada uma taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por atleta, podendo participar nas duas modalidades: kata e kumitê; 

Katas de Base por Estilo
Shoto Heian - 1º ao 5º - Tekki 1º ao 3º
Wado Pinan - 1º ao 5º - Naihanchi
Goju Geikisai Ichi e Ni Sanchin e Tensho
Shito Ten-no-Kata, Ti-no-Kata, Pinan 1º ao 5º
Shorin Naihanchi 1º ao 3º e Pinhan de 1º ao 5º

sexta-feira, 3 de junho de 2011

KARATE: ARTE, LUTA OU ESPORTE?


Numa linguagem pura e sem estrangeirismo, a arte é a capacidade que tem o homem de, dominando a matéria, pôr em prática uma ideia por meio de elementos visuais e táteis, reproduzindo formas da natureza ou realizando formas imaginárias.

A luta é entendida como o combate entre duas ou mais pessoas, armadas ou não, com a intenção de subjugar, pôr em fuga ou matar, no sentido mais “pesado” e direto. Pode também ser entendido como qualquer forma de competição de forças e de habilidades.

O esporte possui muitos significados. Consideramos ser um conjunto de exercícios físicos praticados com método, podendo ser individual ou em equipe.

O Karatê-Do é a evolução de uma forma de luta praticada de mãos vazias, que se transformou em arte marcial muito eficiente. Seu surgimento aconteceu em Okinawa, uma pequena ilha do Japão. Sua prática salvou muitas vidas e propriedades. O aspecto marcial decidiu a favor dos Okinawenses muitas vezes nas lutas, onde o troféu era a vida. Com a paz tornou-se instrumento de elevação espiritual e de educação.

Nas últimas décadas, com o surgimento do Karatê Moderno, uma nova atividade dessa arte marcial está sendo cultivada com relativo êxito: o Karatê-Do como esporte, diga-se de passagem, já é olímpico. Inúmeras competições estão sendo realizadas com o propósito de determinar a habilidade e a técnica de seus participantes.

Isso precisa ser destacado, porque existem sérios motivos para se lastimar. Há uma tendência muito forte em dar ênfase ao “vencer competições”, negligenciando os aspectos espirituais, filosóficos e a prática das técnicas fundamentais.


Sob este prisma, o Karatê-Do é uma luta que se transformou em arte marcial e, posteriormente, em esporte; todavia vale ressaltar que a essência do Karatê-Do não é a de formar lutadores e esportistas, mas sim, artistas marciais. O objetivo é o aprimoramento pessoal, colocando à prova o caráter, a personalidade, a alma e o organismo do praticante. Cidadãos honrados fazem do Karatê-Do a prática para alcançar uma melhor qualidade de vida.

(Retirado do Livro “O Caminho das Mãos Vazias” dos professores Marcos Antônio Teixeira Guimarães e Fernando Antônio Teixeira Guimarães).


“Para alcançar a vitória, é preciso colocar-se na pele do adversário.”
Provérbio Chinês

quarta-feira, 1 de junho de 2011

KATA SANCHIN - Três batalhas / Três conflitos


KATA SANCHIN
 
(Três batalhas / Três conflitos)
 



Sanchin quer dizer “três batalhas” ou “Três conflitos” (Mente, Corpo e Espírito). Não se refere a batalhas físicas, mas a batalha interna. É um kata classicamente “rígido” e envolve tensão muscular contínua ao longo do corpo, como também respiração de ibuki (uma respiração com concentração) “rígido”.
 
 
 


 É caracterizado por alta e intensa respiração. Refere-se à luta para controlar o corpo sobre a fadiga física. Com fadiga física a mente começa a perder concentração e o espírito começa a diminuir também. Sendo assim o kata Sanchin desenvolve disciplina, determinação, concentração, perseverança e outros atributos mentais. Essas três batalhas, indicam que através da prática deste kata se alcança a unidade entre mente, corpo e espírito.

O Kata Sanchin original que o Sensei Kanryo Higaonna aprendeu com Ryu Ryu Ko era feito com as mãos abertas e com menos ênfase na contração muscular e respiração “energética” (Ibuki). Com as mudanças culturais resultantes da instauração do novo Imperador Meiji (período de restauração em 1888-1912), o Sensei Higaonna mudou as mãos abertas para fechadas enquanto o significado marcial deixa de ser acentuado. Mais tarde o Sensei Chojun Miyagi acaba por desenvolver uma outra “versão deste Kata”.

Este é um Kata típico do estilo Goju-Ryu, mas comum a todos os estilos rígidos e antigos de Naha-te da ilha de Okinawa, como o uechi-ryu, o shorin-ryu ou o shorei-ryu. Considera-se que o kata  Sanchin é o aspecto duro (GO), e Tensho representa o suave (JU) de Goju. 

O Sanchin é um Kata poderoso, que trabalha toda a musculatura corporal, devido à base homônima, sanchin dashi. Seu desempenho requer o uso de diferentes grupos de músculos, conduzindo o corpo a um desenvolvimento mais simétrico. Isto é importante para um melhor funcionamento do corpo e especialmente na prevenção de danos na parte de trás e outras áreas.

Recentemente, dada a importância deste Kata nos benefícios para a saúde humana, uma vez que é executado de princípio ao fim com contração muscular de todo o corpo, provocando assim o aumento da irrigação sanguínea em todos os vasos e artérias, tem vindo a ser adotado por outros estilos de Karate.

Sensei Meitoku Yagi sempre enfatizou a importância de se treinar o sanchin: Praticando o kata Sanchin todos os dias e mantendo uma dieta saudável, você ficará mais forte evitando assim algumas doenças.


Sanchin shime (em japonês: 三戦 締め) é a prática de se testar a postura, resistência e também a concentração de um Karateca. Enquanto se executa o kata, são desferidos golpes contra certas partes do corpo do praticante a fim de cada kyodo, ou seja, na base o lutador desfere um soco e exatamente no fim desse movimento e é feita a verificação, quando o praticante estará em sua maior tensão. Todavia, o grau de tensão aplicada nos golpes contra o karateca vai-se modificando conforme as habilidades dele, sob pena de se tornar ineficaz ou até prejudicar o aperfeiçoamento.






No estilo Goju-Ryu usam-se os seguintes testes:

§  Palmadas de fracas a fortes sobre os ombros. Isto verifica se os ombros estão naturais ou ainda tensos.
§  Pancadas de fracas a fortes contra as costas. Isto verifica se tal musculatura está firme. A leve retenção dos cotovelos também checa  se o lutador permanece na postura correta e empregando toda a energia nos socos e pancadas desferidas.
§  Verificação das pernas. De trás, dando palmadas nas laterais dos joelhos, para assegurar se a base está solida.
§  Pressão dos dedos atrás da nuca. Tem o intuito de promover o acerto da postura.
§  Verificação da tensão de pélvis e virilha. Por trás ou pela frente, com uma pancada ascendente. Se o karateca estiver na base correta, conseguirá bloquear o golpe entre as pernas.
§  Verificação da respiração. Com golpes de fracos a fortes no estômago, isto checa se o ibuki (respiração) está correto.
§  Verificação da concentração do lutador. Com o examinador (isto é, quem executa o shime) desferindo ataques sem uma padrão definido, totalmente aleatório, consegue-se testar se o karateca consegue antecipar os golpes contra si, se ele está focado na forma de execução e não nos ataques.
§  Verificação de postura. Isto é feito segurando-se os pulsos do lutador, que deverá estar com as mãos abertas e guiando os golpes enquanto se opõe resistência.
No estilo Uechi-ryu, o carateca para um movimento numa sequência de testes efetuados logo após. Também se faz o teste por meio de golpes circulares diretamente nos membros superiores e inferiores. Nas outras escolas tradicionais, a aplicação de sanchin shime varia bastante, todavia não se submetem as mulheres ao shime com golpes diretos, principalmente por motivos de a anatomia pélvica não favorecer.