quarta-feira, 1 de junho de 2011

KATA SANCHIN - Três batalhas / Três conflitos


KATA SANCHIN
 
(Três batalhas / Três conflitos)
 



Sanchin quer dizer “três batalhas” ou “Três conflitos” (Mente, Corpo e Espírito). Não se refere a batalhas físicas, mas a batalha interna. É um kata classicamente “rígido” e envolve tensão muscular contínua ao longo do corpo, como também respiração de ibuki (uma respiração com concentração) “rígido”.
 
 
 


 É caracterizado por alta e intensa respiração. Refere-se à luta para controlar o corpo sobre a fadiga física. Com fadiga física a mente começa a perder concentração e o espírito começa a diminuir também. Sendo assim o kata Sanchin desenvolve disciplina, determinação, concentração, perseverança e outros atributos mentais. Essas três batalhas, indicam que através da prática deste kata se alcança a unidade entre mente, corpo e espírito.

O Kata Sanchin original que o Sensei Kanryo Higaonna aprendeu com Ryu Ryu Ko era feito com as mãos abertas e com menos ênfase na contração muscular e respiração “energética” (Ibuki). Com as mudanças culturais resultantes da instauração do novo Imperador Meiji (período de restauração em 1888-1912), o Sensei Higaonna mudou as mãos abertas para fechadas enquanto o significado marcial deixa de ser acentuado. Mais tarde o Sensei Chojun Miyagi acaba por desenvolver uma outra “versão deste Kata”.

Este é um Kata típico do estilo Goju-Ryu, mas comum a todos os estilos rígidos e antigos de Naha-te da ilha de Okinawa, como o uechi-ryu, o shorin-ryu ou o shorei-ryu. Considera-se que o kata  Sanchin é o aspecto duro (GO), e Tensho representa o suave (JU) de Goju. 

O Sanchin é um Kata poderoso, que trabalha toda a musculatura corporal, devido à base homônima, sanchin dashi. Seu desempenho requer o uso de diferentes grupos de músculos, conduzindo o corpo a um desenvolvimento mais simétrico. Isto é importante para um melhor funcionamento do corpo e especialmente na prevenção de danos na parte de trás e outras áreas.

Recentemente, dada a importância deste Kata nos benefícios para a saúde humana, uma vez que é executado de princípio ao fim com contração muscular de todo o corpo, provocando assim o aumento da irrigação sanguínea em todos os vasos e artérias, tem vindo a ser adotado por outros estilos de Karate.

Sensei Meitoku Yagi sempre enfatizou a importância de se treinar o sanchin: Praticando o kata Sanchin todos os dias e mantendo uma dieta saudável, você ficará mais forte evitando assim algumas doenças.


Sanchin shime (em japonês: 三戦 締め) é a prática de se testar a postura, resistência e também a concentração de um Karateca. Enquanto se executa o kata, são desferidos golpes contra certas partes do corpo do praticante a fim de cada kyodo, ou seja, na base o lutador desfere um soco e exatamente no fim desse movimento e é feita a verificação, quando o praticante estará em sua maior tensão. Todavia, o grau de tensão aplicada nos golpes contra o karateca vai-se modificando conforme as habilidades dele, sob pena de se tornar ineficaz ou até prejudicar o aperfeiçoamento.






No estilo Goju-Ryu usam-se os seguintes testes:

§  Palmadas de fracas a fortes sobre os ombros. Isto verifica se os ombros estão naturais ou ainda tensos.
§  Pancadas de fracas a fortes contra as costas. Isto verifica se tal musculatura está firme. A leve retenção dos cotovelos também checa  se o lutador permanece na postura correta e empregando toda a energia nos socos e pancadas desferidas.
§  Verificação das pernas. De trás, dando palmadas nas laterais dos joelhos, para assegurar se a base está solida.
§  Pressão dos dedos atrás da nuca. Tem o intuito de promover o acerto da postura.
§  Verificação da tensão de pélvis e virilha. Por trás ou pela frente, com uma pancada ascendente. Se o karateca estiver na base correta, conseguirá bloquear o golpe entre as pernas.
§  Verificação da respiração. Com golpes de fracos a fortes no estômago, isto checa se o ibuki (respiração) está correto.
§  Verificação da concentração do lutador. Com o examinador (isto é, quem executa o shime) desferindo ataques sem uma padrão definido, totalmente aleatório, consegue-se testar se o karateca consegue antecipar os golpes contra si, se ele está focado na forma de execução e não nos ataques.
§  Verificação de postura. Isto é feito segurando-se os pulsos do lutador, que deverá estar com as mãos abertas e guiando os golpes enquanto se opõe resistência.
No estilo Uechi-ryu, o carateca para um movimento numa sequência de testes efetuados logo após. Também se faz o teste por meio de golpes circulares diretamente nos membros superiores e inferiores. Nas outras escolas tradicionais, a aplicação de sanchin shime varia bastante, todavia não se submetem as mulheres ao shime com golpes diretos, principalmente por motivos de a anatomia pélvica não favorecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário